Um Espírito Chamado Dantas Barreto

De Raquel atenção quase nenhuma dar: o metrô com sua greve me faz tomar um ônibus que, por Moreno mais Jaboatão passando, chega na Dantas Barreto. Com saudades estou da Bom Jesus dos Martírios apesar de nunca lha ter conhecido. Quão a Dantas é triste! Quão a Dantas é feia! Quão a Dantas é desoladora! Tomo nela direção então ao consultório de meu psiquiatra lá pela Madalena. Na volta, de matar as minhas saudades do Recife, chego vagarosamente mais uma vez à Dantas Barreto para tomar um ônibus que, por Jaboatão e Moreno, retorne para minha querida Vitória de Santo Antão.

Quão a Dantas é triste! Quão a Dantas é feia! Quão a Dantas é desoladora!

Fim de tarde. Sou livre de tal avenida desoladora pois a Borborema parte do Recife com seu veículo desconfortável. E rezo meu rosário qual na vinda. Logo no primeiro terço dou meu cochilo por entre mistérios. Desperto vou terminá-lo. No segundo terço, pelas alturas de Jaboatão, alguém com um espírito de Dantas Barreto sobe pela viagem.

Som alto de celular. Em tentativas musicais estilo Matuê só que protestantes. Minha batalha de meu costumeiro rezar baixinho no meio daquela poluição sonora. Repentinamente tal criatura, que lha chamo desde já Dantas Barreto, diz para com Joana não lhe cornearem. Pancadas no vidro de sua janela com vibrações a reverberarem pelo meu. "Que Joana não me corneie pois se passei cinco posso dez anos no xilindró passar! Ou mais até!": quase grita Dantas Barreto.

Depois abaixa sua voz mas ainda por tom audível conversa no solilóquio: "Pois eu sou Satanás. Eu sou Satanás!". Meu ser em alma ri disso pois é Satanás assim que nem Dantas Barreto: ridículo por se considerar algo que não é. Só pode fazer ao seu talante qualquer coisa quem é Ser Senhor e tamanho somente poderá ser um. Há! Nunca devemos Satã levar a sério. Que nem igualmente Dantas Barreto voltando pois a cantarolar as musiquinhas de "Pastor Matuê".

Possível é Dantas Barreto nem ser alguém perigoso de bandidagem: só garganta. Pavoneio. Que nem Satanás a se fingir de Ser Senhor. Aos trancos e barrancos, porém, completo meu rosário: da mulher que pisa na cabeça da serpente. Talvez eu possa lhe pedir noutros rosários a restauração da Bom Jesus dos Martírios... Uma boa! Com alguma piedade sinto pena: vive Dantas Barreto tal vida que leva!... De Raquel atenção quase nenhuma dar? Que situação! Em ferrugem e lixo se desgasta Dantas Barreto. Querendo ser o Ser Senhor sem poder sê-lo? Melhor: querendo ser o Recife sem poder sê-lo.

Preciso ler alguma biografia do governador Dantas Barreto. Demais sacaneado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórica Disposição

Notas, Notas e Notas

Zé Pereira Chegou!