Atenção!

És sábia, pessoa que me lê, quando compartilhas do parecer que qualquer e toda religião tem algo da verdade consigo. Contudo precisamos observar a diferença fundamental de duas visões religiosas: pagã “versus” cristã.

Toda visão religiosa pagã vem a ser mais sincrética. Diferente da cristã mais dogmática. Toda pagã parte, grosso modo, da compreensão natural: de baixo para cima. Mas a cristã? De cima para baixo por meio da revelação divina. Naquela não há, mas nesta sim, proselitismo. Podemos dar mais comparações exemplares porém as oferecidas aqui já bastam.

Observação importante: chamo de cristã tal visão para melhor exemplo por nos ser bastante próximo mas não podemos esquecer da religião que primeira se diferenciou das pagãs assim, a judaica, mais a surgida depois de Cristo muçulmana.

Portanto nunca pessoas cristãs, exemplificando, poderão aceitar que todas as religiões são verdadeiras pois do contrário deixarão de ser cristãs! Elas, no máximo, podem aceitar que tem algo da verdade na miríade de doutrinas. Entretanto são estas ultrapassadas pois a Divindade já revelou para todas aquelas pessoas tudo que necessitam saber e da melhor maneira.

Conclusão: as duas visões são incompatíveis. Quem adota tal não pode defender qual.

Mas... E sobre pessoas serem grandes por supostamente superarem ambas as visões cá comentadas?

Prefiro continuar em minha baixeza. Tudo bem?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notas, Notas e Notas

Histórica Disposição

Busílis