Sem Pé nem Cabeça



"O grande antecedente de Aristófanes, que riu-se dos sábios, de Voltaire, que riu-se dos padres, de todos que riem-se de tudo, o espirituoso cômico por excelência é Satã, que riu-se de Deus" (Tobias Barreto).


Satanás, com seu samba de crioulo doido, paródia da Torre de Babel, dinamita todas as bases de quaisquer coisas.

Oi?

Samba com dinamite? Sim!... E digo mais de pior. Assim Deus e mundo, povos e nações, instituições e quem me lê já deixam de ter sua razão de ser... Que nos resta senão o caos?

A tara de Satã pelo caos é bom tema para diversos estudos. Entretanto me restringirei por aqui na constatação do caráter tão confuso quanto periclitante que caracteriza nossa vez hodierna no mundo. Talvez a vez de sempre? Talvez! Tomam a dinamite satânica por liberdade. Conseqüentemente desejam construir castelos nos ares... Já deveriam saber que vão mal, demasiadamente mal, tais contos de fadas, mouras muitas delas inclusive, pois jamais será possível ter algo sem fundamento.

Fiz entender tudo que digo cá?

Já tentaram construir casas sem fundamento? Bem... Tentam infelizmente construir uma sociedade de tal maneira.

Mas a maluquice vem a ser sedutora quando se sabe que mais prazeroso, mais fácil, menos careta, menos reaça, será fazer construções ao vento. Daquelas de bem empatar às vistas, sem melhores, até! Quem apego já não criou com qualquer ilusão? Parecem mocetonas mas abraçamos em verdade fantasmas.

Ora: mas não tem gente que se contenta com se masturbar?

Voltemos às construções. Satanás é grão arquiteto! Traveste-se de grão arquiteto do cosmos inclusive. Seu conhecimento porém é mais de qual ou tal dinamite poderá derrubar o prédio tal ou qual específico. São construções dos espíritos humanos? Espirituosamente são danadas. Mas como?

Com algaravias ideológicas escolhidas a dedo: que soam como, por exemplo, música popular brasileira.

Bem...

Afinal a pergunta que não quer calar: de que são feitas tais construções espirituais e não espirituosas?

De tradição cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notas, Notas e Notas

Histórica Disposição

Busílis